Seguir para a frente de Bloco personalizado

Bloco personalizado

e-learning

Seguir para a frente de Procurar nos fóruns

Procurar nos fóruns


Pesquisa avançadaAjuda com Pesquisa avançada (Nova janela)
Seguir para a frente de ActividadesSeguir para a frente de Grupos de disciplinas

Lista de tópicos

 

LogMoodle

Como usar a plataforma


 
1

Tópico  Sobre o Moodle

O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos online, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem. Está em desenvolvimento constante, tendo como filosofia uma abordagem social construtivista da educação. Os utilizadores finais só precisam de um navegador de Internet.

Mostrar só o tópico 1
2

.  Características do Moodle

O Moodle em Portugal encontra-se relativamente difundido pelas escolas do básico e secundário, como ferramenta de trabalho colaborativo e de formação de professores.

Mostrar só o tópico 2
3

.  Primeiros passos

Esta página apresenta um sumário das principais funcionalidades ao seu dispôr para gestão de uma disciplina no Moodle. 

Mostrar só o tópico 3
4

. Tipos de ficheiros multimédia aceites

O Moodle aceita na área de ficheiros da página qualquer tipo de documento ou conteúdo multimédia, atribuindo um ícone a cada um consoante a sua natureza. Pode apontar para estes ficheiros a partir dos tópicos. Assim:

Mostrar só o tópico 4
5

Tópico  O Chat (sala de conversação)

O Chat permite uma comunicação síncrona, em tempo real, entre professores e alunos. Pode ser útil como espaço de esclarecimento de dúvidas, mas pode ter outros usos. A sessão de chat pode ser agendada, com repetição.

Mostrar só o tópico 5
6

. Fóruns

Os fóruns são uma ferramenta de discussão por natureza, mas podem ter outro tipo de uso, como por exemplo uma mailing list, um blog, um wiki ou mesmo um espaço de reflexão sobre um determinado conteúdo.

Os fóruns do Moodle podem ser estruturados de diversas formas (discussão geral, uma única discussão, sem respostas, etc.) e pode permitir classificação de cada mensagem. As mensagens podem também incluir anexos.

Mostrar só o tópico 6
7

Tópico  Glossários

O glossário permite aos participantes da disciplina criar dicionários de termos relacionados com a disciplina, bases de dados documentais ou de ficheiros, galerias de imagens ou mesmo links que podem ser facilmente pesquisados.

Mostrar só o tópico 7
8

Tópico  Inquéritos

Os inquéritos consistem num conjunto de instrumentos de consulta de opinião aos alunos inscritos numa página, fornecendo uma forma de assessment da aprendizagem bastante rápida.

Mostrar só o tópico 8
9

Tópico  Lições

A lição tenta associar a uma lógica de delivery uma componente interactiva e de avaliação. Consiste num número de páginas ou slides, que podem ter questões intercaladas com classificação e em que o prosseguimento do aluno está dependente das suas respostas.

Mostrar só o tópico 9
10

. Trabalhos

Os Trabalhos permitem ao professor classificar e comentar na página moodle materiais submetidos pelos alunos, ou actividades 'offline' como por exemplo apresentações. As notas são do conhecimento do próprio aluno e o professor pode exportar para Excel os resultados.

Mostrar só o tópico 10
11

Tópico  Questionários

Os questionários permitem construir inquéritos quer a participantes de uma página, quer a participantes do moodle no geral. É possível manter o anonimato dos inquiridos, e os resultados, apresentados de uma forma gráfica, podem ser exportados para Excel.

Mostrar só o tópico 11
12

Tópico  Referendo

O referendo pode ser usado de diversas formas, como recolha de opinião ou inscrição numa determinada actividade, sendo dado aos alunos a escolher de uma lista de opções definida pelo professor.

Mostrar só o tópico 12
13

Tópico  Testes

Os testes podem ter diferentes formatos de resposta (V ou F, escolha múltipla, valores, resposta curta, etc.) e é possível, entre outras coisas, escolher aleatoriamente perguntas, corrigir automaticamente respostas e exportar os dados para Excel. O criador tem apenas de construir a base de dados de perguntas e respostas.

Mostrar só o tópico 13
14

Tópico Diário

Esta Actividade/módulo pode ser uma ferramenta útil para suscitar a resposta a questões, a reflexão de temas propostos ou para o registo de actividades. O professor pede ao aluno que reflicta sobre um certo assunto e este anota as suas reflexões progressivamente, aperfeiçoando a resposta. Esta resposta é pessoal e não pode ser vista pelos outros participantes. O professor pode adicionar comentários de feedback e avaliações a cada anotação no Diário.

- A sua configuração é bastante simples. Aqui pode consultar uma "ficha" de apoio à configuração do módulo diário.

Mostrar só o tópico 14
15

Tópico  Testes Hot Potatoes

Este módulo permite a administração, pelos docentes de actividades criadas com Hot Potatoes. Estas actividades são criadas no PC do docente antes de serem transferidas para o servidor do curso. Diversos tipos de relatórios das actividades são produzidos indicando os resultados individuais e análises estatísticas.

Mostrar só o tópico 15
16

Tópico  SCORM

SCORM é uma colecção de standards e especificações que o Ministério da Defesa Norte-Americano e diversas empresas privadas definiram e adaptaram de várias fontes, de forma a uniformizar e fornecer um conjunto de possibilidades nos conteúdos de e-learning, nomeadamente interoperabilidade, acessibilidade ou reutilização. Com o SCORM, é possível importar para o moodle conteúdos de e-learning já produzidos, ou partilhá-los com colegas.

Mostrar só o tópico 16
17

Tópico  Wikis

O Wiki, para quem não conhece a Wikipedia® , torna possível a construção de um texto (com elementos multimédia) com vários participantes, onde cada um dá o seu contributo e/ou revê o texto. É sempre posível aceder às várias versões do documento e verificar diferenças entre versões.

Mostrar só o tópico 17
18

Tópico Books

Os books permitem construir sequências de páginas muito simples. É possível organizá-las em capítulos e sub-capítulos ou importar ficheiros html colocados na área de ficheiros da sua página. Caso as referências dentro destes html (imagens, outras páginas, vídeo, áudio) sejam relativas, o livro apresentará todo esse conteúdo.

Mostrar só o tópico 18
19

Tópico  Scheduler

O Scheduler permite-lhe fazer marcações de reuniões com todos os participantes da sua página. Pode especificar períodos durante os quais está disponível e a duração de cada reunião. Os participantes podem depois escolher os horários que lhes convêm num dos períodos definidos. Esta actividade pode também servir para gerir a participação dos alunos. (não disponível)

Mostrar só o tópico 19
20

Tópico  Filtros

O Moodle dispõe de filtros de apresentação de expressões algébricas e multimédia.

Mostrar só o tópico 20
21
Mostrar só o tópico 21
22
Mostrar só o tópico 22
Seguir para a frente de ContactosSeguir para a frente de Gerir o Calendário

Gerir o Calendário


O Calendário permite marcar eventos a diferentes níveis/categorias (4)

1. eventos de utilizador - uma espécie de agenda pessoal, editável pelo próprio;

2. eventos de disciplina - eventos que todos os utilizadores da disciplina podem/devem participar, apenas editável pelo professor;

3. eventos de grupo - para informar grupos, quando existentes, e apenas editáveis pelo professor;

4. eventos globais - relativos ao moodle, apenas configuráveis pelo administrador do site.

As actividades criadas pelo professor na disciplina são automaticamente adicionadas ao calendário, p.e. Trabalhos ou Chats.
Atenção: O bloco calendárioo não é criado de forma predefinida, e deve ser adicionado com o modo de edição activado. Para adicionar um novo evento, clique no menú no botão "Novo evento".
Seguir para a frente de Calendário

Calendário

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
Hoje domingo, 26 outubro 26 27 28 29 30 31  

Chave de eventos

Seguir para a frente de Últimas notícias

Últimas notícias

(Ainda não foram publicadas notícias)